QUEM SOMOS


O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é uma unidade pública de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, com atendimento em regime de plantão permanente, por meio telefônico e/ou presencial, nas intoxicações e envenenamentos.

Localizado junto ao Hospital Universitário, o CIATox/SC iniciou suas atividades em maio de 1984, fruto de um Convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Osvaldo Cruz. Em, 2003 entrou no organograma oficial da SES/SC e hoje está subordinado a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, mantendo cooperação Técnica e a parceria com a UFSC e o Hospital Universitário.

Com esta parceria, UFSC-SES/SC o CIATox/SC vem há anos contribuindo na melhoria da qualidade da assistência, redução da morbimortalidade das intoxicações e dos custos finais do sistema de saúde. Até o ano de 2013 foram registrados aproximadamente 150.000 atendimentos.

O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência a profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo/preventivo à população em geral, diretamente ou através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.

Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais (médicos, farmacêuticos, médica veterinária, bióloga, professores, técnicos administrativos) e de estudantes da área a saúde (medicina, farmácia, biologia).

CIT