CIATox/SC

Quem somos


O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é uma unidade pública de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, com atendimento em regime de plantão permanente, por meio telefônico e/ou presencial, nas intoxicações e envenenamentos.

O serviço pertence à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e mantém um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O centro fica localizado junto ao Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC-EBSERH) e está subordinado a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. 

O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência em casos de intoxicação (exemplo: exposição à medicamentos, agrotóxicos, produtos de limpeza, produto de higiene, drogas, etc.) ou acidentes com animais peçonhentos (serpentes, aranhas, escorpião, lagartas, água-viva, etc.). O serviço é ofertado aos  profissionais da saúde e à população em geral, através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.

Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, bióloga, professores e técnicos administrativos) e de estudantes (medicina, farmácia, biologia, design e ciência da computação).

Para saber mais quais serviços ofertamos acesse AQUI

Serviço de atendimento de emergência
0800 643 5252 - Plantão 24h00

HISTÓRIA

Os esforços para implementação do CIATox/SC começaram em 1981, quando o farmacêutico Ilton Oscar Willrich foi designado para coordenar a implantação de um Centro de Informações Toxicológicas em Santa Catarina (CIT/SC), através da portaria 008/81 – SES/SC (DOU 11.695).

Entre 1981 e 1982 o projeto do então CIT/SC foi elaborado em uma parceria entre a Secretaria do Estado da Saúde (SES), Hospital Universitário (HU/UFSC) e Ministério da Saúde/FIOCRUZ. Ficava estabelecido neste projeto que a SES contribuiria com os recursos humanos e materiais, além de viabilizar a interface HU/USFC e FIOCRUZ. Enquanto o HU e a UFSC iriam ceder o espaço físico e um professor de Toxicologia para contribuir enquanto supervisor do centro. Já a FIOCRUZ entrou com o apoio técnico.

Após as discussões, o Termo de convênio entre a FIOCRUZ/MS e a SES/SC, com a participação da UFSC, foi oficialmente firmado em 10 de outubro de 1983. No entanto, apenas no dia 10 de maio de 1984 o CIT/SC seria oficialmente instalado nas dependências do HU/UFSC. No dia 14 de maio de 1984 o CIT/SC atendeu os três primeiros casos de intoxicação, sendo essa a data oficial de festividade de aniversário do serviço e sendo, anos depois, estabelecida como o Dia Estadual de Prevenção de acidentes tóxicos no estado de Santa Catarina (Lei nº13.175/2004). 

Em 2003 o CIT/SC foi incluído no organograma da SES através da criação da Gerência de Toxicovigilância e Farmacovigilância – GETOF (Lei Complementar 243/03). Em 2009 o serviço passa a fazer parte da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (Portaria nº 824 - 23/06/2010). Desde 2019, o CIATox/SC é reconhecido como uma gerência vinculada à SUR. 

Em razão da Portaria nº 1678/MS/2015, que Institui os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) como estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma, da Rede de Atenção as Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, o nome do serviço foi oficialmente alterado. Assim, desde 2015, o nome oficial do serviço é Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC).  

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

 

SEDE DO CIATOX/SC

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago Universidade Federal de Santa Catarina - Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/nº, Campus Universitário – Bairro Trindade 
Florianópolis – SC – Brasil – CEP 88036-800

EQUIPE ADMINISTRATIVA

 

SUPERVISÃO
Claudia Regina dos Santos
Docente – UFSC

GERÊNCIA
Danielle Bibas Legat Albino
Farmacêutica – SES/SC

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA
Carlos Alberto Leal da Costa
Auxiliar Administrativo - HU/UFSC

COORDENAÇÃO CLÍNICA
Cinthia Kunze Rodrigues
Médica - SES/SC

COORDENAÇÃO FARMACÊUTICA
Synthia Campos
Farmacêutica - SES/SC

COORDENAÇÃO DA BIOLOGIA
Taciana Mara da Silva Seemann
Bióloga - SES/SC

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Camila Marchioni
Docente – UFSC

COORDENAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS
Marisete Canello Resener
Farmacêutica - SES/SC

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Jardel Jacinto
Médico - SES/SC

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800