Consumindo diariamente alimentos ou água com resíduos destas substâncias, respirando o ar contendo aerossóis em suspensão, e aplicando diretamente estas substâncias na produção de alimentos. Neste contexto, todos nós estamos expostos, direta ou indiretamente.
PRIMEIROS SOCORROS
O QUE FAZER EM CASO DE:
Contato com a Pele
Remova a roupa contaminada.
Lave a área afetada com água corrente por 15 a 30 minutos, sempre usando luvas para sua proteção.
Ligue assim que possível para o CIATox/SC (800 643 5252) e/ou procure o serviço médico mais próximo.
Contato com os olhos
Lave imediatamente o olho acometido com água corrente ou soro fisiológico por 15 a 30 minutos sem interrupção;
Realize a lavagem no sentido lateral a fim de evitar comprometimento do outro olho;
Remova lentes de contato se houver;
Nunca coloque jatos d' água diretamente nos olhos, sempre na testa ou acima do nariz, deixando escorrer para os olhos evitando um trauma mecânico;
Não utilize colírios, a não ser quando um médico prescrever;
Ligue assim que possível para o CIATox/SC (0800 643 5252) e/ou procure o serviço médico mais próximo.
Ingestão
Remova qualquer produto restante na boca e entre em contato com o CIATox/SC (0800 643 5252) e/ou procure o serviço médico mais próximo;
NÃO induza vômitos;
NÃO dê para a pessoa intoxicada ovos crus, sal, vinagre ou sucos de frutas cítricas para induzir vômitos ou neutralizar o veneno sem recomendação médica.
Inalação
Remova a(s) vítima(s) para o ar fresco o mais rápido possível;
Abra as janelas e as portas para melhorar a ventilação;
Após isso tudo, ligue para o CIATox/SC (0800 643 5252).
Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:
IDENTIFIQUE-SE: seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.