SERVIÇOS

ESTATÍSTICAS

Informações Gerais

 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) faz, a cada atendimento, o registro dos casos e, quando necessário, o acompanhamento até a evolução final. Os atendimentos realizados são registrados em um sistema informatizado chamado DATATOX (Sistema Brasileiro de Dados de Intoxicações dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Brasil).

O DATATOX é um sistema informatizado de registro, acompanhamento, armazenamento, processamento e recuperação dos dados relacionados às exposições tóxicas. O acesso é restrito aos profissionais do CIATox/SC e objetiva dar suporte ao serviço, além de possibilitar estudos clínico-epidemiológicos.

Alguns desses dados são de acesso público e é possível acompanhar de forma interativa o painel de atendimento do CIATox/SC desde 2015 (vida abaixo). Estes dados ainda são analisados, tabulados e publicados anualmente na forma de relatórios, ficando à disposição das instituições governamentais, de pesquisadores, instituições de ensino e para a comunidade em geral (acesso a seguir). Além disso, periodicamente, a equipe do CIATox/SC publica alguns boletins informativos também de acesso livre (abaixo).

PROTOCOLOS

PROTOCOLOS

Para uso por profissionais da saúde

 

O tratamento dos acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações é baseado em protocolos de tratamento elaborados a partir das evidências científicas disponíveis na literatura associada ao consenso de especialistas. A equipe do CIATox/SC atua constantemente para atualização dos protocolos e elaboração de orientações para a conduta mais adequada em cada situação. Os protocolos são elaborados com base nos dados internacionais, livros e artigos científicos.

Para profissional da saúde, quando em atendimento de casos de intoxicação e envenenamento em Santa Catarina, é recomentado o contato com o CIATox/SC (0800 643 5252). A equipe especializada do centro irá fornecer informações atualizadas, discutir cada caso e auxiliar no melhor diagnóstico/ tratamento.

Alguns protocolos específicos de tratamento para acidentes com animais peçonhentos estão disponibilizados nesta página, assim como um modelo de carta de reação tardia ao soro.

MATERIAL PARA DOWNLOAD

  Apis Mellifera

Bothrops

Celenterados - Água-Viva

Diplopoda – Piolho-de-cobra

Lonomia

Loxosceles - Aranha Marrom

Micrurus - Cobra Coral

Phoneutria - Aranha Armadeira

Tityus - Escorpião

Carta de Reação Tardia ao Soro

MATERIAL EDUCATIVO

COMO CITAR?

 

Exemplo:

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DE SANTA CATARINA (CIATox/SC) Material Educativo. Protocolo: Título do Protocolo [Internet]. Florianópolis/SC: UFSC; SES/SC, 2019. Disponível em: . Acesso em: ……

A data da publicação no site é a mesma data da atualização do site. 

FOLDERS

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS INFORMATIVOS 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

PREVINA-SE DE ENVENENAMENTOS E INTOXICAÇÕES

 

As intoxicações e envenenamentos são causas comuns de procura por atendimento de urgência ou emergência nos serviços de saúde. Intoxicação é a manifestação clínica do efeito nocivo resultante da interação de uma substância química (agente tóxico) com um organismo vivo. O termo envenenamento é mais empregado nas exposições às toxinas de origem natural como animais peçonhentos e plantas.

Grande parte das intoxicações podem ser evitadas, pois muitos destes produtos se encontram nas residências, como: medicamentos, produtos de higiene e limpeza, raticidas e inseticidas domésticos. Os agentes tóxicos podem ainda ser encontrados no ambiente de trabalho, como: os produtos químicos industriais e agrotóxicos. Os evenenamentos também podem ser evitados muitas vezes, já que os animais e plantas tóxicas normalmente estão em ambiente externo.

Nos dados de atendimento do CIATox/SC, observa-se um grande número das exposições acidentais em crianças, na faixa etária de 01 a 04 anos, decorrentes de exposições principalmente a medicamentos e produtos domissanitários. Isto ocorre porque as crianças são naturalmente curiosas e acabam comendo e bebendo qualquer coisa.

O primeiro passo na prevenção de intoxicações é reconhecer que qualquer substância química pode ser tóxica. Conheça os locais de risco e produtos tóxicos em sua casa.

 Locais de risco no ambiente doméstico

A seguir, encontram-se dicas básicas,de extrema importância na prevenção de intoxicações e envenenamentos.

Mantenha produtos domésticos em suas embalagens originais.

Mantenha os rótulos e bulas intactos e legíveis.  

Para as crianças, copos, latas ou garrafa de sucos e refrigerante significam algo para beber. Portanto, nunca os utilize para armazenar tintas, solventes, gasolina, álcool, detergentes ou outros produtos químicos.

Armazene produtos de limpeza, químicos e medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Utilize produtos e medicamentos com embalagens seguras e resistentes, fechando bem a tampa após o uso. E mesmo assim, nunca deixe a criança com estas embalagens.

Sempre leia e siga todas as instruções dos rótulos e bulas para o uso correto dos produtos. Atenção: as informações sobre tratamento e primeiros socorros podem ser imprecisas, desatualizadas e, portanto, perigosas! Desta forma, para obter as informações corretas, sempre ligue para o CIATox da sua região, em Santa Catarina, ligue para o 0800 643 5252.

Todos os inseticidas (domésticos ou de uso agrícola) contêm substâncias potencialmente tóxicas. No entanto, a escolha mais segura é um produto que contenha piretrinas. Os efeitos adversos da exposição às piretrinas podem ser menos perigosos que a exposição a outros ingredientes.

Os agrotóxicos devem ser utilizados com muito cuidado, pois são produtos muito perigosos para pessoas e animais.

Cuidado com produtos cáusticos e corrosivos, pequenas quantidades podem causar lesões graves.

Não compre produtos de limpeza clandestinos. Geralmente não possuem rótulos com composição e concentração dificultando o tratamento em caso de exposição.

Esqueça alguns mitos como uso do leite como um “antídoto”. O leite não possui esta propriedade, podendo até piorar o quadro de algumas intoxicações.

Não utilize raticidas ilegais, como o popular “chumbinho”, altamente tóxico. Compre apenas raticidas autorizados pela ANVISA e que possuam rótulo onde identificam claramente seus ingredientes ativos.

Não espalhe raticida (grãos, grânulos, iscas) no chão; mantenha-os no recipiente de origem, em um lugar que as crianças ou animais domésticos não possam alcançar.  

Em caso de dúvidas ligue para um Centro de Informação e Assistência Toxicológica CIATox/SC – 0800 643 5252

PLANTAS E COGUMELOS TÓXICOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Plantas tóxicas são aquelas que por contato, ingestão ou inalação podem ocasionar danos à saúde do homem ou dos animais. Muitas delas são plantas ornamentais encontradas em diversos ambientes como casas, jardins, parques e terrenos. O envenenamento ocorre geralmente por ingestão ou contato, principalmente em crianças. Já os cogumelos pertencem a um grupo de linha evolutiva diferente das plantas, das algas e dos animais e estão classificados no Reino dos Fungos. Os fungos são organismos simples, decompositores de matéria orgânica e geralmente são notados quando frutificam, em forma de bolor ou de cogumelos. Os envenenamentos por fungos podem ocorrer na ingestão proposital ou acidental de cogumelos tóxicos, por isso a importância de conhecer para prevenir.

Lithraea brasiliensis (Aroeira-brava)

Características: é uma pequena árvore que mede entre 3-4 m de altura. Suas flores são um pouco branco-esverdeadas e o fruto é pequeno e com coloração similar às flores.

Exposição: o contato direto ou simplesmente a proximidade com a planta ocasiona reação na pele, como bolhas, vermelhidão e coceira. Os sintomas podem persistir por vários dias. A ingestão pode ocasionar manifestações gastrointestinais, como enjôos, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Observações: todas as partes da planta são tóxicas. São conhecidas popularmente como aroeira, aroeira-brava, aroeira-do-mato, pau-de-bugre.

Euphorbia tirucalli (Avelós)

Características: é um arbusto ou arvoreta com numerosos ramos, com folhas e flores muito pequenas, que aparecem raramente.

Exposição: possui uma seiva leitosa (látex) com propriedades cáusticas, causando irritações e envenenamentos no ser humano e animais domésticos. O contato com os olhos causa irritação podendo ocasionar cegueira temporária ou permanente.

Observações: é usualmente cultivada com fins ornamentais. Todas as partes da planta são tóxicas. Conhecida popularmente como avelós, graveto-do-cão, figueira-do-diabo ou pau-pelado.

Thevetia peruviana (Chapéu-de-Napoleão)

Características: arbusto ou arvoreta lactescente de 1,5 a 3 m de altura.

Exposição:  a ingestão pode causar dor em queimação na boca, salivação, enjôos, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarreia, distúrbios hidroeletrolíticos, tonturas, distúrbios cardíacos e distúrbios neurológicos. O contato com o látex em mucosa ocular causa irritação acentuada com lacrimejamento, fotofobia e congestão conjuntival.

Observações: todas as partes da planta são tóxicas. conhecida popularmente como jorro-jorro e bolsa-de-pastor. Utilizada como planta ornamental. Deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais domésticos, uma vez que a ingestão de poucas sementes pode ser fatal.

Dieffenbachia sp. (Comigo-ninguém-pode)

Características: subarbusto rizomatoso com até 1,5 m de altura.

Exposição: a ingestão causa dor em queimação, inchaço em lábios, língua e mucosa oral, salivação, irritação, mudança de voz ou dificuldade de fala. Algumas vezes ocorrem distúrbios gastrintestinais, como cólicas abdominais, diarreia, enjôos e vômitos. O contato com a pele causa coceira e irritação, podendo provocar dermatite de contato. O contato com os olhos causa dor, irritação, fotofobia, lacrimejamento, com inflamação da córnea e conjuntiva.

Observações: todas as partes da planta são tóxicas. Conhecida popularmente como comigo-ninguém-pode, aningá-do-pará ou língua-de-sogra. Amplamente utilizada como ornamental em todo o Brasil.

Euphorbia milii (Coroa-de-Cristo)

Características: arbusto perene, lactescente, com cerca de 1,5 m de altura, muito ramificado e com espinhos.

Exposição: possui látex (seiva leitosa) irritante que causa lesão na pele e mucosas, inchaço de lábios, boca e língua, salivação excessiva, coceira, dor em queimação com formação de vesículas e pústulas. Em caso de ingestão provoca salivação, enjôos, vômitos e diarreia. Em contato com os olhos causa irritação, dificuldade de visão e inchaço de pálpebras, podendo gerar processo inflamatório de aparecimento rápido (conjuntivite) e lesões sérias de córneas com perda parcial ou total da visão.

Observações: todas as partes da planta são tóxicas. Conhecida  popularmente como coroa-de-cristo, martírio. Muito utilizada como ornamental e na formação de cerca-viva.

Nerium oleander (Espirradeira)

Características: arbusto ou arvoreta, com cerca de 2 a 4 m de altura, pouco latescente.

Exposição: a ingestão, inalação da fumaça ou o contato da seiva com as mucosas pode causar envenenamentos. Podem ocorrer distúrbios de locomoção, perturbações digestivas, cefaleia, sonolência, tontura, transtornos visuais, edema pulmonar, confusão mental, delírio, coma, queda da pressão arterial, bradicardia ou taquicardia e disritmia ventricular.

Observações: todas as partes da planta são tóxicas. Conhecida  popularmente como Espirradeira, oleander, loandro-da-índia, louro-rosa, flor-de-são-josé. Muito utilizada como ornamental na arborização de ruas. As podas devem ser feitas de maneira a evitar o contato de crianças e animais domésticos.

Euphorbia cotinifolia (Figueirinha-roxa)

Características: arbusto de folhas largas e coloração vermelha.

Exposição: possui látex cáustico que provoca intoxicações em humanos e animais domésticos.

Observações: todas as partes das plantas são tóxicas. Conhecida popularmente como barrabás e sangue de boi. Usada como ornamental.

Ricinus communis (mamona)

Características: arbusto com cerca de 2 a 3 m de altura.

Exposição: as sementes são a parte tóxica da planta, que quando ingeridas podem causar enjôos, queimação, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com muco e sangue, fraqueza muscular, pele fria e úmida, mucosas secas (olhos, boca, nariz), sede intensa e retenção da urina. Pode evoluir para convulsões, coma e em casos mais graves até o óbito. Podem ocorrer reações alérgicas como rinite, conjuntivite, asma brônquica, dermatite e urticária.

Observações: conhecida popularmente como carrapateira, rícino e mamoeira. Encontrada como planta daninha ou cultivada. O óleo de rícino é processado na indústria, que após purificação pode ser utilizado como purgativo.

Manihot utilíssima / Manihot esculenta (Mandioca-brava)

Características: arbusto de 1 a 4 m de altura.

Exposição: a ingestão pode causar enjôos, vômitos, dores abdominais, diarréia, cansaço, falta de ar, fraqueza, palpitação, respiração acelerada, acidose metabólica, agitação e confusão mental. Nos casos mais graves pode ocorrer convulsões, coma e até morte.

Observações: a raiz e as folhas são as partes tóxicas. Conhecida popularmente como mandioca e mandioca-brava.

Jatropha curcas (Pinhão-de-purga)

Características: arbusto de 3 a 4 m de altura, latescente.

Exposição: a ingestão das partes tóxicas causa dor abdominal, enjôos, vômitos e diarreia com muco e sangue, falta de ar, palpitação e parada cardíaca. O contato com o látex causa ação irritante e inflamatória na pele, mucosas e olhos.

Observações: as folhas e os frutos são tóxicos. Conhecida popularmente como pinhão roxo, pinhão-de-purga e pinhão-de-papagaio. Deve-se evitar o cultivo nos arredores de residências para evitar o risco de envenenamentos acidentais, principalmente de crianças.

Datura suaveolens (Saia-branca)

Características: porte arbustivo alto ou arbóreo de até 3 m de altura com flores grandes, abundantes, pendentes e perfumadas.

Exposição: a ingestão pode causar enjôos, vômitos, ressecamento de mucosas e secreções, boca seca, sede, dificuldade de engolir e falar, febre, taquicardia, agitação, delírio, convulsões, retenção urinária, dilatação das pupilas, fotofobia, vermelhidão na pele, rubor na face e insuficiência respiratória. Nos casos mais graves, pode levar à morte.

Observações: todas as partes da planta são tóxicas. Conhecida popularmente como saia-branca, trombeta e trombeteira. Utilizada como ornamental, deve-se evitar seu cultivo próximo às residências para evitar acidentes com crianças e animais domésticos.

#COGUMELOS E FUNGOS

Os envenenamentos por fungos podem ocorrer na ingestão proposital ou acidental de cogumelos. Grande parte dos casos são decorrentes da coleta e ingestão por pessoas que os confundem com cogumelos comestíveis ou ainda na ingestão proposital de cogumelos crus, na forma de chás, sopas ou misturados a alimentos.

Os envenenamentos por cogumelos venenosos podem ocorrer tanto em humanos como em animais.

A identificação correta de cogumelos deve ser feita somente por especialistas que podem diferenciar quais espécies são comestíveis ou não.

Prevenção dos acidentes com plantas

Mantenha as plantas tóxicas fora do alcance das crianças, pois a maioria dos acidentes por plantas ocorre na população infantil;

Conheça as plantas tóxicas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características;

Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc);

Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos;

Evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças;

Quando estiver lidando com plantas tóxicas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade;

Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica;

Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas;

Lembre-se que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das tóxicas e nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

Prevenção dos acidentes por cogumelos

Não coma cogumelos colhidos diretamente da natureza;

Compre cogumelos comercializados somente em locais com controle sanitário;

  Não tome chá de cogumelos, alguns são extremamente tóxicos e podem levar à morte.

O QUE FAZER EM CASO DE:

Contato com a Pele

Remova a roupa contaminada.

Lave a área afetada com água corrente por 15 a 30 minutos, sempre usando luvas para sua proteção.

Ligue assim que possível para o CIATox/SC (0800 643 5252) e/ou procure o serviço médico mais próximo.

Ingestão

Remova qualquer produto restante na boca e entre em contato com o CIATox/SC (0800 643 5252) e/ou procure o serviço médico mais próximo;

NÃO induza vômitos.

NÃO dê para a pessoa ovos crus, sal, vinagre ou sucos de frutas cítricas para induzir vômitos ou neutralizar o veneno sem recomendação médica;

Se possível, guarde os restos do cogumelo para identificação.

Contato com os olhos

Lave imediatamente o olho acometido com água corrente ou soro fisiológico por 15 a 30 minutos sem interrupção;

Realizar a lavagem no sentido lateral a fim de evitar comprometimento do outro olho;

Remova lentes de contato se houver;

Não coloque jatos d' água diretamente nos olhos, sempre na testa ou acima do nariz, deixando escorrer para os olhos evitando um trauma mecânico;

Nunca utilize colírios, a não ser quando um médico prescrever.

Ligue assim que possível para o CIATox/SC (0800 643 5252).

Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:

 

IDENTIFIQUE-SE:  seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.

ANIMAIS PEÇONHENTOS

ANIMAIS PEÇONHENTOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Animais Peçonhentos/Venenosos são animais que possuem peçonha ou veneno. Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas. Animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões) provocando envenenamento passivo, por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

Escolha um animal para mais informações.

PREVENÇÃO

CONHEÇA FORMAS DE SE MANTER PREVINIDO CONTRA ACIDENTES

 

Usar botas de borracha(até o joelho), ou botinas com perneiras ao andar no campo ou na mata.

Usar luvas de raspa de couro e/ou abrigo com mangas longas nas atividades de jardinagem.

Manter jardins e quintais limpos. Limpar terrenos baldios próximos das residências.

Evitar folhagens densas junto a paredes e muros de casas.

Usar graveto, enxada ou gancho ao mexer em lenha, buracos, folhas secas, troncos ocos.

Rebocar paredes para que não apresentem rachaduras ou frestas. Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha.

Colocar telas nos ralos das pias ou tanques e nas janelas.

O QUE FAZER:  

 

Identifique o animal peçonhento, se possível, e ligue para o CIATox/SC.

Tire foto do animal ou guarde-o (mesmo que estiver morto) para fins de identificação.

Siga as instruções do plantonista do CIATox/SC, pois para cada situação serão aconselhadas as medidas ou encaminhamentos que você deverá tomar.

Lavar o local da picada somente com água e sabão.

Manter o acidentado em repouso. Se a picada tiver ocorrido no pé ou na perna, procurar manter a parte atingida em posição horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra.

Dar água para a vítima beber, desde que seja consciente.

Levar o acidentado o mais rapidamente possível a um serviço de saúde.

O QUE NÃO FAZER:  

 

NÃO amarrar o membro acometido. NÃO fazer torniquete ou garrote, pois isso dificulta a circulação do sangue podendo produzir necrose ou gangrena e não impede o veneno de ser absorvido.

NÃO cortar o local da picada. Alguns venenos podem inclusive provocar hemorragias e o corte aumentará a perda de sangue.

NÃO chupar o local da picada, pois não se consegue retirar o veneno de organismo após inoculação. A sucção pode piorar as condições do local atingido.

NÃO colocar substâncias no local da picada, como folhas, querosene, pó de café, pois elas não impedem que o veneno seja absorvido, pelo contrário, podem provocar infecção.

NÃO dar para o acidentado beber querosene, álcool ou outras bebidas, pois estas além de não neutralizarem a ação do veneno, podem causar intoxicações.

Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:

 

IDENTIFIQUE-SE:  seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.

ANÁLISES TOXICOLÓGICAS

O CIATox/SC recebe amostras para realização de algumas análises toxicológicas. Os exames são realizados pelo Laboratório de Pesquisas Toxicológicas (LPTox), localizado no Laboratório de Análises Clínicas do HU/UFSC-EBSERH.

As análises toxicológicas incluem dosagem de alguns medicamentos, detecção de drogas de abuso e agrotóxicos. Para saber a lista de exames realizados pelo LPTox CLIQUE AQUI!

 

ATENÇÃO - IMPORTANTE

Antes de encaminhar as amostras para análise laboratorial, verificar se o CIATox/SC foi informado sobre o envio das mesmas e está ciente do caso clínico. Não serão realizadas as análises toxicológicas de pacientes, cuja história clínica seja desconhecida pela equipe do CIATox/SC.

A identificação, coleta e envio da amostra devem respeitar estritamente as orientações gerais:

 

*AMOSTRAS ENVIADAS FORA DO RECOMENDADO NAS ORIENTAÇÕES ACIMA SERÃO RECUSADAS.

A responsabilidade pelo pagamento dos custos do transporte das amostras é do Remetente. Exceto para os Municípios cobertos pelo contrato com a Empresa Reunidas:

Envio da amostra pela Empresa Reunidas: os municípios atendidos são Chapecó, São Miguel do Oeste, Maravilha, Porto União e Canoinhas.

Para download e preenchimento do formulário: 

Envio da amostra pelas demais Empresas:

Para download e preenchimento do formulário: 

LOCAIS DE SOROS ANTIVENENOS E ANTÍDOTOS

LOCAIS DE SOROS ANTIVENENOS

Os soros são frações de imunoglobulinas purificadas e específicas utilizados no tratamento de acidentes com animais peçonhentos. O soro, quando necessário, neutraliza o veneno de animais peçonhentos. Os soros sempre
deverão ser administrados (via endovenosa) em ambiente hospitalar pelo risco de desenvolver reações alérgicas. Os seguintes soros antivenenos são disponibilizados:

SAB (soro antibotrópico), utilizados em acidentes ocasionados por serpentes jararacas e jararacuçus;

SAE (soro antielapídico): acidentes por serpentes corais-verdadeiras;

SAC (soro anticrotálico): acidentes por serpentes cascavéis;

SALon (soro antilonômico): acidentes por lagartas do gênero Lonomia;

SAAr (soro antiaracnídeo e antiescorpiônico): acidentes por aranha armadeira, aranha-marrom e escorpiões;

SALox (soro antiloxóscélico): acidentes causados por aranha-marrom.

Atenção: o Ministério da Saúde adquire toda a produção de soros antivenenos de quatro produtores nacionais: Instituto Butantan, Instituto Vital Brazil, Fundação Ezequiel Dias e Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI). Mensalmente, o Ministério da Saúde distribui as cotas de soros antivenenos aos estados, levando em consideração critérios epidemiológicos, que são as notificações de acidentes por animais peçonhentos no Sistema de  Informação de Agravos de Notificação (SINAN). É recomendado que todo profissional médico, no atendimento dos acidentes por animais peçonhentos, faça contato com o CIATox/SC para a orientação correta do uso de soro antiveneno.

 

LOCAIS DE ANTÍDOTOS

Os antídotos são substâncias capazes de antagonizar o efeito de substâncias tóxicas, ou seja, são utilizadas no tratamento de intoxicações. Apesar de existirem milhares de substâncias químicas, poucos são os antídotos
disponíveis. No entanto, para alguns agentes tóxicos, o antídoto certo, na hora certa, salva vidas.

Uma estratégia de distribuição de antídotos adequada e regionalizada e um estoque de segurança contribuem para a eficiência e a efetividade do tratamento, economia de tempo e de recursos.

Em Santa Catarina existe a Política de Antídotos na Rede de Atenção à Saúde no Estado, publicada em 21 de julho foi publicada no DOE N° 19.861, p. 5-8. Para ter acesso ao documento CLIQUE AQUI.  

Atenção: atendendo as Diretrizes da OMS para as intoxicações, esta Política recomenda que o profissional de saúde no atendimento de um caso de intoxicação, ligue para o CIATox/SC, para obter informações toxicológicas, discutir o caso com os profissionais do centro visando o  diagnóstico e o melhor tratamento com base em evidências.

APOIO - Equipe de apoio Técnico

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Eget nunc scelerisque viverra mauris in. Pellentesque massa placerat duis ultricies lacus sed turpis tincidunt. Bibendum at varius vel pharetra vel turpis nunc. Platea dictumst vestibulum rhoncus est pellentesque elit ullamcorper. Eleifend quam adipiscing vitae proin sagittis. Mattis nunc sed blandit libero volutpat sed cras ornare arcu. Amet tellus cras adipiscing enim eu turpis egestas pretium aenean. Lorem sed risus ultricies tristique nulla aliquet enim. Tincidunt eget nullam non nisi. Donec enim diam vulputate ut pharetra sit amet aliquam id. Nibh ipsum consequat nisl vel pretium lectus quam id leo. Sed vulputate odio ut enim blandit. Non quam lacus suspendisse faucibus interdum posuere lorem. Mauris augue neque gravida in fermentum et sollicitudin ac. Tellus pellentesque eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi cras. Massa vitae tortor condimentum lacinia quis. Pharetra sit amet aliquam id diam maecenas ultricies mi eget. Eget est lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit.

Fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod in. Elementum curabitur vitae nunc sed. Consectetur adipiscing elit duis tristique sollicitudin nibh sit amet commodo. Nullam eget felis eget nunc lobortis mattis. In nisl nisi scelerisque eu ultrices vitae auctor. Nisl rhoncus mattis rhoncus urna neque viverra. Eget magna fermentum iaculis eu non diam phasellus vestibulum lorem. Mauris commodo quis imperdiet massa. Facilisi etiam dignissim diam quis enim lobortis scelerisque. Lectus arcu bibendum at varius vel. Morbi tristique senectus et netus. Eget nunc scelerisque viverra mauris in aliquam. Molestie a iaculis at erat pellentesque adipiscing. Nec ultrices dui sapien eget mi proin sed libero. Tellus rutrum tellus pellentesque eu tincidunt. Aliquam nulla facilisi cras fermentum odio eu feugiat.

Aliquet nibh praesent tristique magna sit amet. Viverra tellus in hac habitasse. Pretium lectus quam id leo in. Id porta nibh venenatis cras sed felis eget velit. Mauris sit amet massa vitae tortor condimentum lacinia. Mauris rhoncus aenean vel elit scelerisque. Nisl suscipit adipiscing bibendum est ultricies integer quis auctor. Risus in hendrerit gravida rutrum. Vulputate sapien nec sagittis aliquam malesuada bibendum arcu. Vitae aliquet nec ullamcorper sit amet risus nullam eget. Et odio pellentesque diam volutpat. Leo vel fringilla est ullamcorper eget nulla. Quam elementum pulvinar etiam non quam lacus suspendisse faucibus. Arcu cursus euismod quis viverra nibh cras. Convallis aenean et tortor at risus viverra adipiscing. Diam phasellus vestibulum lorem sed risus ultricies tristique. In ante metus dictum at tempor commodo ullamcorper a. Gravida cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes. Suspendisse faucibus interdum posuere lorem ipsum dolor. Hac habitasse platea dictumst vestibulum rhoncus est pellentesque elit ullamcorper.

Lacus laoreet non curabitur gravida arcu ac tortor dignissim. Commodo sed egestas egestas fringilla phasellus faucibus scelerisque eleifend. Hac habitasse platea dictumst vestibulum rhoncus est pellentesque elit. At in tellus integer feugiat scelerisque varius morbi enim. Lacinia quis vel eros donec ac odio tempor. Consectetur lorem donec massa sapien faucibus. Odio euismod lacinia at quis risus sed vulputate odio ut. Consequat id porta nibh venenatis cras sed. Est lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing. Imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar sapien et ligula ullamcorper malesuada. Amet mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar sapien. Fermentum odio eu feugiat pretium nibh ipsum consequat. Turpis egestas maecenas pharetra convallis posuere morbi leo urna molestie. Gravida arcu ac tortor dignissim convallis aenean. Condimentum lacinia quis vel eros donec ac. Lobortis elementum nibh tellus molestie nunc non blandit. Dolor sit amet consectetur adipiscing. Sit amet massa vitae tortor condimentum lacinia quis vel.

Nisl vel pretium lectus quam id leo. Euismod elementum nisi quis eleifend quam. Pellentesque massa placerat duis ultricies lacus. Porta nibh venenatis cras sed felis. Metus dictum at tempor commodo. Eu augue ut lectus arcu bibendum.

Convallis aenean et tortor at risus viverra adipiscing. Sit amet luctus venenatis lectus magna fringilla urna. Feugiat pretium nibh ipsum consequat nisl. Tortor aliquam nulla facilisi cras fermentum odio eu feugiat pretium. Dignissim sodales ut eu sem integer vitae.

ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Eget nunc scelerisque viverra mauris in. Pellentesque massa placerat duis ultricies lacus sed turpis tincidunt. Bibendum at varius vel pharetra vel turpis nunc. Platea dictumst vestibulum rhoncus est pellentesque elit ullamcorper. Eleifend quam adipiscing vitae proin sagittis. Mattis nunc sed blandit libero volutpat sed cras ornare arcu. Amet tellus cras adipiscing enim eu turpis egestas pretium aenean. Lorem sed risus ultricies tristique nulla aliquet enim. Tincidunt eget nullam non nisi. Donec enim diam vulputate ut pharetra sit amet aliquam id. Nibh ipsum consequat nisl vel pretium lectus quam id leo. Sed vulputate odio ut enim blandit. Non quam lacus suspendisse faucibus interdum posuere lorem. Mauris augue neque gravida in fermentum et sollicitudin ac. Tellus pellentesque eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi cras. Massa vitae tortor condimentum lacinia quis. Pharetra sit amet aliquam id diam maecenas ultricies mi eget. Eget est lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit.

Fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod in. Elementum curabitur vitae nunc sed. Consectetur adipiscing elit duis tristique sollicitudin nibh sit amet commodo. Nullam eget felis eget nunc lobortis mattis. In nisl nisi scelerisque eu ultrices vitae auctor. Nisl rhoncus mattis rhoncus urna neque viverra. Eget magna fermentum iaculis eu non diam phasellus vestibulum lorem. Mauris commodo quis imperdiet massa. Facilisi etiam dignissim diam quis enim lobortis scelerisque. Lectus arcu bibendum at varius vel. Morbi tristique senectus et netus. Eget nunc scelerisque viverra mauris in aliquam. Molestie a iaculis at erat pellentesque adipiscing. Nec ultrices dui sapien eget mi proin sed libero. Tellus rutrum tellus pellentesque eu tincidunt. Aliquam nulla facilisi cras fermentum odio eu feugiat.

Aliquet nibh praesent tristique magna sit amet. Viverra tellus in hac habitasse. Pretium lectus quam id leo in. Id porta nibh venenatis cras sed felis eget velit. Mauris sit amet massa vitae tortor condimentum lacinia. Mauris rhoncus aenean vel elit scelerisque. Nisl suscipit adipiscing bibendum est ultricies integer quis auctor. Risus in hendrerit gravida rutrum. Vulputate sapien nec sagittis aliquam malesuada bibendum arcu. Vitae aliquet nec ullamcorper sit amet risus nullam eget. Et odio pellentesque diam volutpat. Leo vel fringilla est ullamcorper eget nulla. Quam elementum pulvinar etiam non quam lacus suspendisse faucibus. Arcu cursus euismod quis viverra nibh cras. Convallis aenean et tortor at risus viverra adipiscing. Diam phasellus vestibulum lorem sed risus ultricies tristique. In ante metus dictum at tempor commodo ullamcorper a. Gravida cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes. Suspendisse faucibus interdum posuere lorem ipsum dolor. Hac habitasse platea dictumst vestibulum rhoncus est pellentesque elit ullamcorper.

Lacus laoreet non curabitur gravida arcu ac tortor dignissim. Commodo sed egestas egestas fringilla phasellus faucibus scelerisque eleifend. Hac habitasse platea dictumst vestibulum rhoncus est pellentesque elit. At in tellus integer feugiat scelerisque varius morbi enim. Lacinia quis vel eros donec ac odio tempor. Consectetur lorem donec massa sapien faucibus. Odio euismod lacinia at quis risus sed vulputate odio ut. Consequat id porta nibh venenatis cras sed. Est lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing. Imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar sapien et ligula ullamcorper malesuada. Amet mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar sapien. Fermentum odio eu feugiat pretium nibh ipsum consequat. Turpis egestas maecenas pharetra convallis posuere morbi leo urna molestie. Gravida arcu ac tortor dignissim convallis aenean. Condimentum lacinia quis vel eros donec ac. Lobortis elementum nibh tellus molestie nunc non blandit. Dolor sit amet consectetur adipiscing. Sit amet massa vitae tortor condimentum lacinia quis vel.

Nisl vel pretium lectus quam id leo. Euismod elementum nisi quis eleifend quam. Pellentesque massa placerat duis ultricies lacus. Porta nibh venenatis cras sed felis. Metus dictum at tempor commodo. Eu augue ut lectus arcu bibendum.

Convallis aenean et tortor at risus viverra adipiscing. Sit amet luctus venenatis lectus magna fringilla urna. Feugiat pretium nibh ipsum consequat nisl. Tortor aliquam nulla facilisi cras fermentum odio eu feugiat pretium. Dignissim sodales ut eu sem integer vitae.