CIATox completa 38 anos com palestra e material informativo no HU-UFSC

Serviço funciona em regime de plantão no HU
 

Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) completa 38 anos no dia 14 de maio com a marca de 308.203 mil atendimentos entre os anos de 1984 e 2022, de acordo com dados divulgados pelos profissionais do serviço, que funciona em regime de plantão de 24 horas no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh). A data é também o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos no Estado de Santa Catarina, instituído pela Lei 13.175/2004.

Os números se referem a casos de intoxicação por diversos agentes, como medicamentos, agrotóxicos, produtos veterinários, raticidas, produtos químicos industriais e de uso domiciliar, drogas de abuso, plantas tóxicas e envenenamentos por animais peçonhentos, já que o CIATox/SC é um serviço de referência no Estado na área de Toxicologia, que iniciou suas atividades em maio de 1984.

Para marcar a data, os profissionais do CIATox/SC vão realizar uma série de atividades durante a semana de 09 a 14 de maio, como divulgação de material informativo em redes sociais (@ciatox_sc) e uma palestra com o tema “Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC): qual a importância do serviço?”, marcada para o dia 13 de maio. O evento será realizado em dois horários – às 10 e às 15 horas, no auditório do HU, tendo como público-alvo profissionais do HU, servidores da secretaria estadual da Saúde e discentes de graduação/residência. As inscrições podem ser realizadas no site: https://forms.office.com/r/EJdU2BMP84.

O serviço é subordinado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SUR/SES/SC), mantendo cooperação técnica e parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o HU-UFSC, onde está localizado.

O CIATox/SC mantém um serviço de plantão permanente para informações específicas em caráter de urgência na área de Toxicologia Clínica aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo e preventivo à população em geral. Os atendimentos são feitos através de ligação gratuita pelo número 0800 643 5252.

De acordo com profissionais do CIATox/SC no HU, os casos de intoxicação são sazonais:

As ocorrências aumentam ou diminuem de acordo com a característica de cada estação.
Recentemente, por exemplo, foi registrado aumento nos casos de acidentes com jararacas em Santa Catarina, principalmente devido ao período de calor e é também nestes meses que ocorre o período reprodutivo das serpentes. Nos meses mais frios, as intoxicações são mais relacionadas ao uso inadequado de medicamentos ou produtos de uso doméstico, como álcool e hipoclorito.