Novo painel de inteligência com os dados de intoxicação e envenenamento é lançado pelo CIEGES/SC em parceria com o CIATox/SC

O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (CIEGES/SC) lançou uma plataforma completa para o monitoramento de casos de intoxicações e envenenamentos no Estado de Santa Catarina com os dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC). 

A gerente do CIATox/SC, a farmacêutica Danielle Bibas Legat Albino, destaca a importância do apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no desenvolvimento do painel: “A SES ao investir e implementar novas tecnologias facilita a identificação de tendências que podem indicar e alertar riscos à saúde, possibilitando intervenções mais rápidas nas tomadas de decisão e facilitando a divulgação das intoxicações e envenenamentos à população.”

O novo painel possibilita a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas para a prevenção e o controle dos casos de intoxicação e envenenamento. Os dados disponibilizados são referentes ao período de 2014 a 2023. No painel é possível encontrar os dados de intoxicação e envenenamento de acordo com o município de Santa Catarina solicitante, o grupo de agente tóxico, a circunstância de exposição, o mês do ano, idade do paciente, entre outros fatores relevantes. 

A coordenadora de dados e informações do CIATox/SC, a farmacêutica Marisete Canello Resener, destaca a aplicação do painel na vigilância em Saúde “A divulgação dos principais dados de atendimento do CIATox/SC através de painéis públicos, interativos e de fácil acesso poderá contribuir para melhorar a compreensão das intoxicações e envenenamentos no estado de Santa Catarina. Os dados permitem gerar estudos epidemiológicos de avaliação do impacto dos agentes tóxicos sobre a saúde da população, proporcionando subsídios para ações de prevenção, educação e gestão dos riscos relacionados às exposições tóxicas”.

O painel ainda poderá ser utilizado como subsídio para diferentes trabalhos científicos, como pontua a supervisora do CIATox/SC, a professora de Toxicologia Claudia Regina dos Santos: “Disponibilizar as informações referentes aos registros realizados pelo CIATox/SC é de grande importância para a comunidade acadêmica e científica. A Toxicologia Clínica carece de divulgação da informação gerada. Com certeza isso representa um grande avanço!”

O painel pode ser acessado através do site do CIATox/SC, na aba estatística ou diretamente pelo painel da CIEGES/SC (https://cieges.saude.sc.gov.br/), na guia Vigilância em Saúde > CIATox/SC.