O CIATox/SC completou 39 anos com lançamento de Boletim Epidemiológico e 1º Concurso de Fotografias

39 anos ciatox

No dia 14 de maio de 2023, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) completou 39 anos. O serviço funciona em regime de plantão de 24 horas no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) desde 1984. A data é também o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos no Estado de Santa Catarina, instituído pela Lei 13.175/2004.

O serviço é subordinado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SUR/SES/SC), mantendo cooperação técnica e parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o HU-UFSC, onde está localizado.

Para marcar a data, esse ano, os profissionais do CIATox/SC promoveram o 1º Concurso de Fotografias do CIATox/SC. Os organizadores esclarecem que o objetivo do concurso foi incentivar a criatividade no registro de imagens que retratam os animais peçonhentos, plantas tóxicas e demais agentes tóxicos. As inscrições ocorreram por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou via direct das redes sociais do CIATox/SC através do envio da(s) imagem(ns) até o dia 24/05. A Comissão Organizadora do Concurso avaliarou todas as imagens e 16 foram selecionadas para votação popular. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do CIATox/SC. 

Além do concurso, para comemorar os 39 anos do CIATox/SC, foi lançado o II Boletim Epidemiológico do CIATox/SC. Esse documento reúne os dados de atendimento envolvendo acidentes com animais peçonhentos na série histórica do CIATox/SC, com destaque aos dados de 2022. As informações disponibilizadas incluem: número de atendimentos envolvendo animais peçonhentos em toda a série histórica do CIATox/SC, animais peçonhentos mais envolvidos em acidentes em 2022, perfil de gravidade dos acidentes por animal peçonhento, distribuição dos acidentes por região do estado, entre outros. Para acessar o documento CLIQUE AQUI.