Publicado o VI Boletim Epidemiológico referente a intoxicações e envenenamentos em crianças - 2014 a 2024

Captura de tela 2025 10 14 155410

No mês das crianças, o CIATox/SC divulga o Boletim Epidemiológico apresentando o perfil dos registros das intoxicações e envenenamentos em crianças nos últimos 10 anos.

No período de 2014 a 2024, o CIATox/SC registrou um total de 193.979 atendimentos relacionados a exposições ou intoxicações humanas por diferentes agentes, abrangendo todas as faixas etárias. Desses, 31.300 atendimentos (16,14%) referem-se a exposições a agentes tóxicos e acidentes com animais peçonhentos em crianças de 0 a 10 anos.

Os medicamentos foram o grupo de agentes responsável pela maioria dos casos, seguidos pelos acidentes com animais peçonhentos e pela exposição a produtos químicos. A principal circunstância associada aos casos foi acidental, seguida por erros de medicação. A grande maioria dos casos foi classificada como leve e evoluiu para cura.

O acesso à informação evidencia a necessidade de adoção de medidas preventivas. A divulgação deste boletim no mês das crianças tem como objetivo apresentar o perfil desses registros e incentivar a reflexão sobre a importância do armazenamento correto — e fora do alcance — de substâncias tóxicas para crianças.

Informações mais detalhadas estão no VI Boletim Epidemiológico, Intoxicação e envenenamento de crianças em Santa Catarina – 2014 a 2024, que pode ser acessado AQUI.