Publicado Relatório Anual 2022 do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC)

Foi publicado o Relatório Anual do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) referente ao ano de 2022.

Este relatório é o resumo das atividades realizadas pelo CIATox/SC no seu 38º ano de existência e apresenta uma visão geral dos principais dados de atendimento, de alguns eventos toxicológicos, em destaque e das atividades mais relevantes desenvolvidas pela equipe, no ano de 2022.

Os dados apresentados no Relatório Anual 2022, são o fruto do trabalho da equipe de profissionais e estudantes que exerceu suas atividades de plantão por 24 horas, durante os sete dias da semana, prestando informações técnicas em caráter de urgência/emergência, educativas e preventivas para profissionais da área da saúde e à população do Estado de Santa Catarina.

No ano de 2022 foram realizados 20.748 atendimentos, dos quais 20.340 (98,0%) foram casos de exposição humana, 88 (0,4%) casos de exposição animal e 320 (1,5 %) solicitações de informação. Os dados disponibilizados incluem: quais são os agentes tóxicos mais frequentes, registro de atendimentos por municípios catarinenses, local, via e circunstância da exposição, gravidade, desfecho e letalidade das exposições humanas, entre outros.

Além disso, são apresentados alguns eventos toxicológicos em destaque no ano de 2022: acidentes humanos envolvendo aranhas Phoneutria spp e Loxosceles spp, exposições envolvendo droga de abuso cocaína, exposições envolvendo agrotóxicos e exposições por erros de medicação.

O relatório apresenta outros dados e informações e para acessar o documento completo CLIQUE AQUI!