PROTOCOLOS

Para uso por profissionais da saúde

 

O tratamento dos acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações é baseado em protocolos de tratamento elaborados a partir das evidências científicas disponíveis na literatura associada ao consenso de especialistas. A equipe do CIATox/SC atua constantemente para atualização dos protocolos e elaboração de orientações para a conduta mais adequada em cada situação. Os protocolos são elaborados com base nos dados internacionais, livros e artigos científicos.

Para profissional da saúde, quando em atendimento de casos de intoxicação e envenenamento em Santa Catarina, é recomentado o contato com o CIATox/SC (0800 643 5252). A equipe especializada do centro irá fornecer informações atualizadas, discutir cada caso e auxiliar no melhor diagnóstico/ tratamento.

Alguns protocolos específicos de tratamento para acidentes com animais peçonhentos estão disponibilizados nesta página, assim como um modelo de carta de reação tardia ao soro.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800