IDENTIFICAÇÃO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E PLANTAS TÓXICAS

SAIBA O QUE FAZER

O CIATox/SC faz a identificação de animais peçonhentos (como serpentes, aranhas, lagartas, escorpiões, água-viva, abelhas, baiacu, lacraia, bagre e piolho de cobra) ou plantas tóxicas, independentemente de ter acontecido um acidente ou não.

A identificação pode ser solicitada pelo 0800 643 5252, por e-mail (ciatoxsc.hu@contato.ufsc.br) ou pelo envio do exemplar (ver orientações abaixo).

*Para a correta identificação dos animais ou plantas solicitamos o envio de foto nítida e com boa luminosidade.

Observação: o envio de imagens deve ser feito apenas após contato via 0800 e pode ser feito por aplicativo de WhatsApp: (48) 99122-1868.

Envio de Animais: Saiba o que fazer

É muito importante saber que os animais como um todo fazem parte do ambiente e contribuem para o equilíbrio ecológico. Assim, é altamente recomendável que eles não sejam retirados de seu habitat natural, para evitar desequilíbrios no meio ambiente.

Nos casos em que haja risco de acidentes para as pessoas que habitam ou transitam no local ou ainda quando ocorre invasão do animal em residências a retirada/captura deve ser feita pelos profissionais responsáveis e habilitados como Corpo de Bombeiros da região (193) ou a Polícia Ambiental da
região.

Orientações sobre envio/recebimento de animais no CIATox/SC:

Para enviar animais mortos: acondicionar em vidros com álcool;

 Em caso de animais vivos: colocar em embalagem segura para evitar
acidentes.

COLETAS DE LAGARTAS 

LONOMIA OBLÍQUA

Nos casos de registro/acidentes com as lagartas da espécie Lonomia oblíqua (taturana hemorrágica), o CIATox/SC recebe e encaminha as lagartas VIVAS para o Instituto Butantan em São Paulo para a produção de soro ANTIVENENO. A coleta das lagartas deve ser feita preferencialmente pelo serviço de Vigilância Epidemiológica do município. Seguem algumas orientações:

 

Para a coleta utilizar os equipamentos de proteção como: chapéu, boné, roupas de manga longa, luvas de raspa de couro ou couro de vaqueta. Nunca toque diretamente com as mãos nas taturanas.

Colocar as taturanas em caixa de papelão com auxílio de uma pinça (preferencialmente de madeira), graveto, bambu, papelão ou pazinha, etc. Sugestão: utilizar caixa de sapato com tampa perfurada para entrada de ar. A caixa deve ser bem fechada, bem vedada, sem alimento e/ou água, sem misturar colônias, se houver mais colônias colocar em caixa separada.

Colocar está caixa dentro de outra caixa aberta, apenas para proteção de quem irá manuseá-la. Se possível, coletar um pequeno galho com folhas e flores (se houver) da árvore em que as lagartas foram coletadas.

Tentar não machucar as lagartas pois ficarão inviáveis para a produção do soro.

Na caixa, colar as abas internas para as lagartas não entrarem embaixo.

Uma dica para encontrar as lagartas é olhar no tronco procurando as lagartas e no chão procurando as fezes das mesmas que se assemelham a sementes do mamão. Tirar fotos das lagartas.

A contagem das lagartas deve ser realizada através da foto: tire uma foto das lagartas na caixa e em seguida faça a contagem pela foto.

Para contar as lagartas tirar foto e contar na foto.

Na caixa escrever: material biológico – animal vivo, data e quantidade de lagartas. Endereçar para o CIATox/SC com as informações da situação da coleta, local (área urbana ou rural), bairro e município. O recebimento no CIATox/SC é 24 horas.

ENDEREÇAMENTO

MATERIAL BIOLÓGICO – ANIMAL VIVO

DATA: __/__/_____              Quantidade de lagartas:________

Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina

Hospital Universitário – Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Universitário – Bairro Trindade

CEP.: 88040-970 Florianópolis-SC

Tel.: 0800-643 5252 e-mail: ciatoxsc.hu@contato.ufsc.br

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800