PREVENÇÃO
PREVINA-SE DE ENVENENAMENTOS E INTOXICAÇÕES
As intoxicações e envenenamentos são causas comuns de procura por atendimento de urgência ou emergência nos serviços de saúde. Intoxicação é a manifestação clínica do efeito nocivo resultante da interação de uma substância química (agente tóxico) com um organismo vivo. O termo envenenamento é mais empregado nas exposições às toxinas de origem natural como animais peçonhentos e plantas.
Grande parte das intoxicações podem ser evitadas, pois muitos destes produtos se encontram nas residências, como: medicamentos, produtos de higiene e limpeza, raticidas e inseticidas domésticos. Os agentes tóxicos podem ainda ser encontrados no ambiente de trabalho, como: os produtos químicos industriais e agrotóxicos. Os evenenamentos também podem ser evitados muitas vezes, já que os animais e plantas tóxicas normalmente estão em ambiente externo.
Nos dados de atendimento do CIATox/SC, observa-se um grande número das exposições acidentais em crianças, na faixa etária de 01 a 04 anos, decorrentes de exposições principalmente a medicamentos e produtos domissanitários. Isto ocorre porque as crianças são naturalmente curiosas e acabam comendo e bebendo qualquer coisa.
O primeiro passo na prevenção de intoxicações é reconhecer que qualquer substância química pode ser tóxica. Conheça os locais de risco e produtos tóxicos em sua casa.
Locais de risco no ambiente doméstico
A seguir, encontram-se dicas básicas,de extrema importância na prevenção de intoxicações e envenenamentos.
Mantenha produtos domésticos em suas embalagens originais.
Mantenha os rótulos e bulas intactos e legíveis.
Para as crianças, copos, latas ou garrafa de sucos e refrigerante significam algo para beber. Portanto, nunca os utilize para armazenar tintas, solventes, gasolina, álcool, detergentes ou outros produtos químicos.
Armazene produtos de limpeza, químicos e medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Utilize produtos e medicamentos com embalagens seguras e resistentes, fechando bem a tampa após o uso. E mesmo assim, nunca deixe a criança com estas embalagens.
Sempre leia e siga todas as instruções dos rótulos e bulas para o uso correto dos produtos. Atenção: as informações sobre tratamento e primeiros socorros podem ser imprecisas, desatualizadas e, portanto, perigosas! Desta forma, para obter as informações corretas, sempre ligue para o CIATox da sua região, em Santa Catarina, ligue para o 0800 643 5252.
Todos os inseticidas (domésticos ou de uso agrícola) contêm substâncias potencialmente tóxicas. No entanto, a escolha mais segura é um produto que contenha piretrinas. Os efeitos adversos da exposição às piretrinas podem ser menos perigosos que a exposição a outros ingredientes.
Os agrotóxicos devem ser utilizados com muito cuidado, pois são produtos muito perigosos para pessoas e animais.
Cuidado com produtos cáusticos e corrosivos, pequenas quantidades podem causar lesões graves.
Não compre produtos de limpeza clandestinos. Geralmente não possuem rótulos com composição e concentração dificultando o tratamento em caso de exposição.
Esqueça alguns mitos como uso do leite como um “antídoto”. O leite não possui esta propriedade, podendo até piorar o quadro de algumas intoxicações.
Não utilize raticidas ilegais, como o popular “chumbinho”, altamente tóxico. Compre apenas raticidas autorizados pela ANVISA e que possuam rótulo onde identificam claramente seus ingredientes ativos.
Não espalhe raticida (grãos, grânulos, iscas) no chão; mantenha-os no recipiente de origem, em um lugar que as crianças ou animais domésticos não possam alcançar.
Em caso de dúvidas ligue para um Centro de Informação e Assistência Toxicológica CIATox/SC – 0800 643 5252
PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
SAIBA SE PREVENIR
Para evitar acidentes deve-se manter o domicílio sempre limpo, removendo entulhos, madeira e materiais de construção, limpar cantos das paredes, atrás e dentro de armários e guarda-roupas, rebocar paredes e muros, verificar calçados e roupas antes de vestir. É recomendável manter gramados aparados e os arredores da casa sempre limpos, evitando o aparecimento de animais que possam servir de alimento para serpentes, aranhas e escorpiões (como baratas e roedores). Entre outras medidas como:
PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ARANHAS
Limpe frequentemente o domicílio e redondeza;
Remova entulhos e materiais de construção empilhados;
Remova periodicamente quadros, balcões, sofás;
Afaste as camas das paredes;
Verifique suas roupas, lençóis e toalhas antes de usar;
Combata a proliferação de insetos que sirvam de alimento;
Preserve lagartixas e vespas que se alimentam da aranha marrom;
PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR SERPENTES
Use botas de cano longo, preferencialmente de couro, sempre que realizar trabalhos ou caminhar em locais suspeitos;
Use luvas para proteger as mãos e verifique cuidadosamente o local, antes de mexer em tocas, lenha, pedras, hortaliças, folhas ou palhas secas;
Preste atenção quando for trabalhar, brincar, caminhar ou acampar em locais suspeitos, principalmente à noite;
Não tente pegar as serpentes venenosas com as mãos;
Use um pau ou cabo de comprimento maior que o da serpente;
Os filhotes de cobras venenosas também têm veneno desde o nascimento;
Na zona rural devem ser protegidos os predadores naturais de serpentes: emas, seriemas, gaviões, gambás e a conhecida cobra muçurana, que se alimenta de cobras;
Em acampamentos, antes de se instalar, inspecionar bem o local, evitando vegetações densas;
PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR LAGARTAS
Poda das árvores, principalmente frutíferas;
Pintar o caule de branco ajuda na visualização das colônias de lagartas que se camuflam no caule;
PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ESCORPIÕES
Não jogar lixo e entulhos ao redor de sua casa, pois podem servir de ninhos aos escorpiões;
Elimine latas velhas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água;
Tampe buracos e frestas nas paredes, janelas, portas e muros que possam servir de abrigo ou passagem para escorpiões e outros aracnídeos;
Observe com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de recolhê-las;
Examine pilhas de lenha, tijolos, entulhos, folhagens ou buracos antes de manuseá-los;
Fique sempre atento aos locais onde esses animais podem estar, dentro e fora de casa;
Observe com cuidado roupas e sapatos, sacudindo-os antes usá-los;
Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, como por exemplo, os sapos, lagartos, corujas e galinhas;
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.