ANIMAIS PEÇONHENTOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Animais Peçonhentos/Venenosos são animais que possuem peçonha ou veneno. Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas. Animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões) provocando envenenamento passivo, por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

Escolha um animal para mais informações.

PREVENÇÃO

CONHEÇA FORMAS DE SE MANTER PREVINIDO CONTRA ACIDENTES

 

Usar botas de borracha(até o joelho), ou botinas com perneiras ao andar no campo ou na mata.

Usar luvas de raspa de couro e/ou abrigo com mangas longas nas atividades de jardinagem.

Manter jardins e quintais limpos. Limpar terrenos baldios próximos das residências.

Evitar folhagens densas junto a paredes e muros de casas.

Usar graveto, enxada ou gancho ao mexer em lenha, buracos, folhas secas, troncos ocos.

Rebocar paredes para que não apresentem rachaduras ou frestas. Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha.

Colocar telas nos ralos das pias ou tanques e nas janelas.

Em caso de acidentes com animais peçonhentos:

O QUE FAZER:  

 

Identifique o animal peçonhento, se possível, e ligue para o CIATox/SC.

Tire foto do animal ou guarde-o (mesmo que estiver morto) para fins de identificação.

Siga as instruções do plantonista do CIATox/SC, pois para cada situação serão aconselhadas as medidas ou encaminhamentos que você deverá tomar.

Lavar o local da picada somente com água e sabão.

Manter o acidentado em repouso. Se a picada tiver ocorrido no pé ou na perna, procurar manter a parte atingida em posição horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra.

Dar água para a vítima beber, desde que seja consciente.

Levar o acidentado o mais rapidamente possível a um serviço de saúde.

O QUE NÃO FAZER:  

 

NÃO amarrar o membro acometido. NÃO fazer torniquete ou garrote, pois isso dificulta a circulação do sangue podendo produzir necrose ou gangrena e não impede o veneno de ser absorvido.

NÃO cortar o local da picada. Alguns venenos podem inclusive provocar hemorragias e o corte aumentará a perda de sangue.

NÃO chupar o local da picada, pois não se consegue retirar o veneno de organismo após inoculação. A sucção pode piorar as condições do local atingido.

NÃO colocar substâncias no local da picada, como folhas, querosene, pó de café, pois elas não impedem que o veneno seja absorvido, pelo contrário, podem provocar infecção.

NÃO dar para o acidentado beber querosene, álcool ou outras bebidas, pois estas além de não neutralizarem a ação do veneno, podem causar intoxicações.

Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:

 

IDENTIFIQUE-SE:  seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.

Image

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800