ESCORPIÕES

INFORMAÇÕES GERAIS

Pertencentes à classe Arachnida e apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, sendo que os últimos cinco segmentos do abdômen formam a cauda (metassoma). No cefalotórax estão inseridos, lateralmente, quatro pares de patas, e na região anterior encontram-se um par de pedipalpos (onde estão as “pinças”) e um par de quelíceras, usadas na alimentação. Na região ventral do cefalotórax encontra-se um par de pentes, exclusivo de escorpiões. No final da cauda está o telson, estrutura utilizada para inocular o veneno produzido nas glândulas aí localizadas. Dorsalmente apresentam dois olhos em posição mediana e de 2 a 5 pares de olhos laterais.

 

ESCORPIÕES DE IMPORTÂNCIA MÉDICA:

CONHEÇA AS ESPÉCIES DE INTERESSE MÉDICO

A ordem Scorpiones está distribuída por todos os continentes (exceto na Antártica), contando com 1600 espécies. Apenas 25 espécies são consideradas perigosas ao homem e todas elas pertencentes à família Buthidae. Dos quatro gêneros de escorpiões mais perigosos (Androctonus, Leiurus, Centruroides e Tityus), apenas o gênero Tityus ocorre nas Américas. Para Santa Catarina são registradas as espécies Tityus costatus, Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto).

Tityus serrulatus (escorpião amarelo)

Ocorre principalmente nos estados de MG, SP, RJ, ES, BA, GO e DF, tendo sido introduzidos em RO e PR. Porém, a espécie já é encontrada em SC também. Estes escorpiões apresentam coloração amarela, com o cefalotórax e o abdômen mais escuros, e sem manchas nos pedipalpos e patas. Seu nome científico é devido a serrilha que apresenta, localizada na parte dorsal do 3° e 4° segmentos da cauda. Esta espécie, quando urbanizada, não necessita de machos e fêmeas para realizar a cópula e se reproduzir. Isso porque ocorre o que chamamos de partenogênese, que acontece quando um indivíduo se autofecunda, gerando uma prole que pode ser considerada seus “clones”. Isso impacta diretamente na rapidez em que esse animal pode infestar um ambiente.

Características: apresentam coloração amarela, com presença de serrilha no 3° e 4° segmento da cauda.

Tamanho: Medem de 5,5cm a 7cm

Habitat: seu habitat se concentra na região sudeste do Brasil, com enfoque em Minas Gerais, sendo introduzido em outros estados acidentalmente. Facilmente encontrado em locais onde há acúmulo de entulho e lixo, galerias de esgoto e de cemitérios, locais que fornecem alimento e abrigo.

Observações: dentre as espécies de escorpião encontradas em nosso estado, o Tityus serrulatus é o de maior importância médica. Em caso de acidente, busque atendimento médico o mais breve possível.

Tityus costatus

Ocorre na região da Mata Atlântica, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Apresentam tamanho entre 5 e 7 cm, coloração marrom-amarelada com duas faixas longitudinais no cefalotórax, ou todo o cefalotórax preto. Os pedipalpos e as patas são amareladas ou amarelo-avermelhados fortemente manchados.

Características: coloração marrom-amarelada com duas faixas longitudinais no cefalotórax ou todo o cefalotórax preto. Os pedipalpos e as patas são amarelados ou amarelo-avermelhados fortemente manchados.

Tamanho: Apresentam tamanho entre 5 e 7 cm

Habitat: ocorre na região da Mata Atlântica, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Facilmente encontrado em locais onde há acúmulo de entulho e lixo, galerias de esgoto e de cemitérios, locais que fornecem alimento e abrigo.

Observações: é uma espécie de escorpião peçonhento, portanto, em caso de acidente busque atendimento médico. 

Tityus bahiensis (escorpião preto ou escorpião marrom)

Se distribuem pelos estados de BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, RJ, RS, SC e SP. Seu nome popular deriva da coloração marrom avermelhada que apresenta. O cefalotórax e o abdômen são mais escuros, e as pernas e pedipalpos possuem manchas. Na cauda, o 4° e 5° segmentos são mais escuros que os demais.

Características: apresentam coloração marrom avermelhad, com cefalotórax e o abdômen mais escuros, e as pernas e pedipalpos possuem manchas. Na cauda, o 4° e 5° segmentos são mais escuros que os demais.

Tamanho: Varia de 5,5cm a 7cm

Habitat: seu habitat se concentra nos estados BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, RJ, RG, SC e SP. Facilmente encontrado em locais onde há acúmulo de entulho e lixo, galerias de esgoto e de cemitérios, locais que fornecem alimento e abrigo.

Observações:  essa é uma espécie de escorpião peçonhento, portanto, em caso de acidente busque atendimento médico.

COMO PREVENIR O APARECIMENTO?

 

Os escorpiões se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo de pequenos vertebrados. Sendo assim, manter a limpeza da casa e de seus arredores, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, ajuda na prevenção do aparecimento de escorpiões, que podem ser atraídos pela disponibilidade de abrigo e pelos animais que fazem parte de sua dieta e vivem nestes ambientes. Aconselha-se, ainda, vedar a soleira das portas, manter os ralos fechados, sempre verificar calçados e roupas antes de vesti-los e usar luvas para manipular entulhos ou cuidar do jardim.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES?

 

Em casos de acidentes com escorpião, recomenda-se que o local da picada seja lavado com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve ser levada a um hospital ou posto de saúde.

COMO DIFERENCIAR ESCORPIÕES PERIGOSOS DE NÃO PERIGOSOS?

APRENDA A DIFERENCIAR

Os escorpiões de importância médica que ocorrem no Brasil (Tityus sp.) possuem um espinho logo abaixo do ferrão (aguilhão). Além disso, sua coloração é mais opaca, diferente dos escorpiões sem importância médica, que aparentam serem naturalmente envernizados, pois sua coloração é mais “brilhante”.

Image

Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:

 

IDENTIFIQUE-SE:  seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.

Image

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800